quarta-feira, 6 de maio de 2015

DESERTIFICAÇÃO A VISTA

Postado  quarta-feira, 6 de maio de 2015  |  Ler Matéria»

06.05.15


Município e vizinhança de Santa Cruz do Capibaribe a caminho da desertificação







 Na segunda edição da séria “Santa Cruz no Processo da desertificação”, iremos falar sobre a especulação imobiliária que é apontada como sendo, um dos grandes problemas de Santa Cruz do Capibaribe cidade, localizada no interior do Agreste de Pernambuco.
 O fato é que, a valorização das terras na Capital da Moda atraem grandes e médios empreendedores, que chegam na cidade e compram muitas terras e desmatam para fazerem loteamentos, muitas das vezes sem respeitar o condigo florestal. Alimentados pela falta de fiscalização, não existem limites para se criar um loteamento, pois qualquer local é sinônimo de rendimento, mesmo que para isso seja preciso afetar diretamente a natureza.
 Como mostra as imagens, são diversas áreas que antes eram tomados pela vegetação, mas que hoje são alvos do interesse dos imobiliários.

 Apesar de tudo, esse problema não é privilegio somente de Santa Cruz do Capibaribe, mas também das cidades circunvizinhas como Jataúba, Toritama e Brejo da Madre de Deus, quando o caso mais assombroso é com relação a Serra do Alto que teve uma grande parte desmatada para justamente a criação de um loteamento.

Luiz Carlos

 Segundo o Fiscal Ambiental Luiz Carlos, a especulação imobiliária é outra preocupação do município.
 “O problema dessas especulações é que grandes empresas e empreendedores compram muitas terras e desmatam. Então a preocupação da Secretaria de Meio Ambiente do Município é exatamente correr atrás do prejuízo e tentar reverter o quadro”, disse ele completando: “Não podemos simplesmente esperar sentados, temos que intensificar ainda mais essa discussão e conscientizar a população sobre os riscos desse problemas e os efeitos negativos que podem nos afetar, como já está afetando com a crise hídrica”.

 Se analisarmos as imagens enviadas pelo Google Satélite temos uma noção ainda maior da devastação da natureza em Santa Cruz do Capibaribe que não tem muita vegetação, a quantidade é mínima para a população que habita na cidade.

PRÓXIMA EDIÇÃO – Como a madeira chega aos seus exploradores? Quais são os horários e como são transportadas? Porque é fácil trabalhar de forma ilegal explorando as madeiras da catinga? Os madeireiros e exploradores não tem pudor com a natureza, porque será? Quanto vale um caminhão de madeira? O alto valor financeiro que é movimentado através da tão cobiçada madeira.

Fonte Agreste Noticias





Compartilhe esta postagem

2 comentários:

  1. daq uns dias nossa região vai estar igual a Monte Azul em Minas gerais...q foi a anos atrás foi desmatada por causa de uma usica de carvão e hj la n nasce nen um pe algaroba... deserto em pleno brasil.. e aq n vai fikar diferente não vamos dar valor ao pouco da natureza q nos resta já n basta a falta de chuvas.. lamentável e pior e q a policia sabe q e crime e ver os caminhões passando dentro da cidade e n faz nada... isso e um pais pra fresco msm...

    ResponderExcluir
  2. todos os dias passa vários caminhões carregados de madeira retirada ilegalmente a policia vê sabe que e ilegal mais infelizmente n faz nada

    ResponderExcluir

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .