quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

PREVISÃO DE CHEIA NO RIO MADEIRA

Postado  quarta-feira, 21 de janeiro de 2015  |  Ler Matéria»

21.01.15

NOVA CHEIA DO RIO MADEIRA PODERÁ ISOLAR ACRE; COMERCIANTES ESTÃO ESTOCANDO ALIMENTOS

Região norte/Brasil

 RIO MADEIRA UM DOS AFLUENTES DO RIO AMAZONAS

No último ano fora registrada a maior cheia da história do Rio Madeira, quando o nível das águas chegou à incrível marca de 19,49m, deixando mais de 100 mil pessoas desabrigadas em todo o estado.

RIO MADEIRA UM DOS AFLUENTES DO RIO AMAZONAS


Uma possível nova cheia do Rio Madeira já assusta a população de Porto Velho – Rondônia e de Rio Branco, no Acre, tendo em vista o drama vivido no ano passado, quando as águas invadiram a Capital Rondoniense e isolaram o estado vizinho. Estudos estão sendo feitos e várias medições realizadas diariamente, no acompanhamento do nível do Madeira.
Enchente do Rio Madeira/2014
  1. A BR-364, que liga os dois estados, já apresenta trechos onde a água está quase invadindo a pista, o que deixa motoristas ainda mais receosos sobre os próximos dias em relação a possível enchente. Nesta quinta-feira (15), a medição mostrava que a água estava há apenas 1,30m da rodovia. De acordo com J. Ribeiro, da Polícia Rodoviária Federal , o atual nível já era esperado e que está dentro da normalidade, sendo que o acompanhamento do leito do Rio é feito diariamente.


Rio Madeira/janeiro/2015
Alguns comerciantes do Acre já estariam estocando alimentos e demais mercadorias, com o receio de que aconteça uma nova cheia como a do ano passado, onde o abastecimento de vários produtos teve a entrega prejudicada, tendo em vista a falta de meios para que pudesse ser realizada. De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), as chuvas que vem ocorrendo poderão desencadear uma cheia pior que a ocorrida em 2014.

 BR 324


Rio Madeira 2012/BR 324

No último ano 2014, fora registrada a maior cheia da história do Rio Madeira, quando o nível das águas chegou à incrível marca de 19,49m, deixando mais de 100 mil pessoas desabrigadas em todo o estado. Vários setores foram afetados com a cheia, desde algumas ruas do centro da Capital Rondoniense, que foram completamente alagadas, até mesmo  o sistema de transportes fluvial, comprometendo o abastecimento de combustíveis, alimentos e demais produtos, tanto em Porto Velho, quanto em Rio Branco.

Fonte News Rondônia
Região Nordeste/Brasil
 Rio São Francisco


Profecia e ciência. Profetas populares x El Niño. Com a proximidade do período da quadra chuvosa no Ceará, entre janeiro e junho, as expectativas se voltam para as experiências dos profetas populares que colocam suas observações a serviço do homem do sertão.
Existem também os prognósticos analisados por órgãos como a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que estuda as situações climáticas a fim de anunciar para o Estado como será a situação de chuvas, principalmente no Ceará. A Fundação, aliás, só se pronunciará oficialmente no mês de janeiro.

Açudes cheios

O profeta popular Jeremias Silva Mota, de 78 anos, natural da cidade de Buriti dos Alves, no vizinho Estado do Piauí, mas residindo na cidade de Alcântaras, norte do Ceará, disse, durante passagem por Canindé, durante a Romaria de São Francisco das Chagas, que, em 2015, teremos bom inverno, principalmente para encher açudes. 


Jeremias se baseia na construção da casa do joão-de-barro, que está com a boca para o poente, "espaço onde o sol dá adeus ao dia, cedendo seu lugar para início da noite, protegida de grandes precipitações. Quando ele faz sua morada nessa posição é fatal. Teremos inverno, sim. Nos anos anteriores, ele fez sua casinha com a boca para o 'nascente', onde o sol anuncia a sua chegada para iluminar um novo dia. Deu no que deu", alertou o profeta.
Jeremias lembra que 2015 será o ano de lembrar a maior seca da história. "O ano de 1915 foi quando muitas pessoas morreram de fome e sede. Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Uma profecia anuncia um grande inverno para o Nordeste, pode esperar meu jovem".

Formigas

 Segundo ele, nos últimos quatro anos de seca no Ceará, suas experiências sempre foram as piores possíveis. "Tentei de todas as formas e nada dava sinal de chuva. A mudança de local das formigas, as pedras de sal de santa Luzia. 
O agricultor pega as pedras, coloca numa tábua, marca os meses e coloca no sereno da noite. De manhã, olha qual pedra derreteu. Se molhar os locais dos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho, é sinal de água correndo no sertão. Mas tudo foi um fracasso só".

El Niño

Outra esperança sertaneja são os indícios do fenômeno climático "El Niño", previsto para este segundo semestre e que já começa aparecer. De ocorrência cíclica, provocada pelo aumento de temperatura das águas da região tropical do Oceano Pacífico. Não relacionado às mudanças climáticas, o El Niño torna os eventos de seca e de chuva mais agudos, o que pode resultar em desastres naturais e prejuízos às cidades e à população.
O fenômeno foi batizado de com esse nome em homenagem ao Menino Jesus (em Espanhol), El Niño, por provocar eventos em período próximo ao Natal.

Prevenção

"No Nordeste, a seca costuma se agravar. Na região do Sul as chuvas intensas são o principal efeito", explica o geógrafo Christovam Barcellos, da Fundação Osvaldo Cruz, em seu artigo escrito na revista "Radis" - "Prevenção a uma ocorrência anunciada", uma forma de guia para evitar ou minimizar efeitos com temporais e seca, acentuados pelo fenômeno El Niño e que pode durar até o ano que vem. Segundo ele, a intensidade do fenômeno em 2015 deverá ser de fraca a moderada. Mesmo assim, há risco de enchentes e deslizamentos de terra no Sul.
Fonte Diário do Cerá
           Rui Medeiros


FISIOTERAPIA ESTÉTICA EM CARUARU PE 

Dia de beleza no consultório @healthmedeiros 

Fisioterapeutas klary Medeiros e Lucy Medeiros  

‪#‎eletrolipólise ‪#‎peeling‪#‎correnterussa ‪#‎fisioterapia ‪#‎dermatofuncional ‪ #‎health meu ip

Marcação de consultas para tratamento 
 (081) 91547875 (081)91973355 
Bairro Indianópolis - Caruaru PEmeu ip 




A bodega tem de tudo um pouco, a realidade dos dias de hoje é que não existe mais o balcão, foi substituído por uma grade,vocês adquire créditos de todas  Operadoras ( TIM- CLORO- OI- VIVO ). Rua José Chagas - Lot Santa Tereza - Santa Cruz do Capibaribe PE



Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .